terça-feira, 22 de março de 2011

A Novata

Passava à toa várias vezes por dia em frente as mesmas casas, nenhuma delas trazia à tona a verdade que por alí estava acontecendo: Trouxas de roupa, cortinas empoeiradas, tapetes esgarçados e algumas folhagens; todas verdes e agumas mais que as outras. Enfim, era uma rua qualquer, sem nada relevante ou subscrito nas páginas das ladeiras que vinham e iam entre as curvas em brita e piche. Salgadas, talvez amontoadas entrecortadas por sorrisos ou caras-feias dos cidadãos sem-sucesso que por alí passavam a cobrar até o ar que respiravam. As meninas, estas correm corriqueiras pelos burburinhas de que a novata iria chegar. Novata quem, novata aonde. Novata o quê?
Ouvia todo dia o roda em roda metálico tilintar das bicicletas antigas, correndo entre os pedestres, os cães e os senhores de alforge distintos, que braços davam às senhoras sem-talento, a gritar "a novata, a novata..." em tons diferentes de desafinação aguda. Mas quem poderia então concordar comigo que era outro dia, e não mais um dia, onde cada crepúsculo não desnascia de um outro amanhecer?
Acho que a novata não vai aparecer pra mim. Melhor assim, sempre terei algo novo a procurar. O que se faz da vida ao invés de desejar sempre algo mais, e ir além... Além daquelas portas e janelas, com cortinas degradê. Botões de flores plásticas que nunca florescerão e talvez um perfume de jasmim, que jamais se perderá novamente no ar.

7 comentários:

  1. Como você traduziu o que eu queria dizer: Bucólico. <3

    ResponderExcluir
  2. Adoro esse texto. Ricamente detalhado num cenário denso de observações, minimalismos e impressções, quase um devaneio presente no olhar perdido de alguém da cidade. Lindo!

    ResponderExcluir
  3. Seus textos continuam lindos e você escrevendo super bem!!

    Eu li todos eles, e cada um tem seu toque especial *.*

    =*

    ResponderExcluir
  4. Esse texto tem sabor de angústia, de saudade. Emaranhado de anseios de uma alma que clama, que se apega, que espera... mas no fundo só está procurando, às vezes nem é sabido o quê busca, mas ela prossegue.

    ResponderExcluir
  5. Uau... A rica detalhação do texto em algo tão cotidiano e simples o faz parecer tão leve e, ao mesmo tempo, denso em relação à um acontecimento comum... Tão lindo *-*

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, a forma como voce prende a atenção com textos que são quase cronicas é gênial xD

    ResponderExcluir