terça-feira, 9 de novembro de 2010

Um homem e suas três faces

A  primeira nasceu torta como um tronco de cor da terra, largado no mundo como vento em ruas sem esquina. Saiu de casa aos doze: Para a tia, um desgosto. Para a avó, um encosto. Para a mãe, um qualquer, sem pai, sem lar, sem ninguém. Quando aos quinze descobriu a masculinidade, usou da virilidade para apanhar meia dúzia de meninas indefesas, que suspiravam longos ares pelo jovem de cabelos escuros e aparência vivida. Estudar ele não queria; na verdade, pensava o sagaz, não precisar; sua lábia era arma poderosa e ele desde cedo soube usar à seu favor. 

A segunda começou aos dezoito. Trabalhava com nada, mas ganhava dinheiro fácil. Usava do poder de sedução e de seu falo para ganhar o que queria, materialmente falando. Drogas, sexo, hotéis; mulheres, qualquer uma, o que quizessem, ele fazia. Rodas de samba? Estava lá. Conic? Sua presença era certa. De peito aberto, colares amaranhados e um cigarro na boca de traços latinos andava nas farras até os vinte e poucos anos.

A terceira veio com a queda. Quando falo de queda, digo de tudo que desmoronou ao redor do homem das três faces. Caiu seu cabelo; aos poucos só o álcool o fazia dormir. O cigarro o causava uma tosse temerosa, a qual ele culpava o clima seco da cidade em maio, que não mais passaria. Algumas feridas, corpo sujo, doenças malcuidadas; pele desgastada, organismo deteriorado. Lembrou de procurar sua mãe: Ela o escarrou. A tia, viajou e não deixou endereço; a avó, morreu de hipertensão. Resta a ele a lembrança do que é, do que ja foi e do que um dia chegou a ser. Nunca fora nada.

4 comentários:

  1. Que foda. Me lembra muito um certo tio meu, mas nem vou comentar. xD
    Amos sua arte de descrever personagens e criar situações específicas
    Adorei a ilustração by the way :3

    ResponderExcluir
  2. Que situação em...
    é bem o cotidiano de hoje no nosso mundo.
    retrata bem.

    ResponderExcluir
  3. Muuuito foda *.*

    História tensa e intensa :]

    ResponderExcluir
  4. E o melhor de tudo é que...dentro de cada um de nós, essas três faces crescem,porém cabe a nós saber se quem dever viver é ele ou se somos nós!
    Você é gênial.

    ResponderExcluir